O NES MAP Locator é uma ferramenta de terminal desenvolvida para realizar conversões da localização de tiles de jogos de NES na tela, entre coordenadas cartesianas e o valor em hexadecimal que deve ser enviado para a PPU.

Por exemplo, suponha que, mexendo nos códigos do jogo, encontramos a sequência de bytes com os valores E8 20. Identificamos que esta sequência se refere à posição de início de impressão de um texto na tela. Sabemos que o NES trabalha no formato little endian. Ou seja, o byte menos significativo vem antes do mais significativo. Isto significa que a posição do tile é 0x20E8.

A ferramenta nos dirá que este valor equivale a (8, 7). Ou seja, tile 8 na horizontal e tile 7 na vertical.

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Instruções de uso

Conversão de Coordenadas para Hexadecimal:

  • Insira as coordenadas no formato “x, y” ou “x y” (por exemplo, “19, 17” ou “19 17”).
  • A ferramenta retornará o endereço hexadecimal correspondente na NameTable do NES.

Conversão de Hexadecimal para Coordenadas:

  • Forneça o endereço hexadecimal desejado (por exemplo, “22 33”).
  • A ferramenta exibirá as coordenadas cartesianas correspondentes.

Metodologia de cálculo

Conversão para hexadecimal

O programa começa com a base hexadecimal 0x2000 pré-definida, que equivale a 8192 em base decimal.

Ao receber as coordenadas (x, y), o cálculo é realizado da seguinte forma:

Posição = Base_decimal + x + (y * 32)

Nesta equação, a multiplicação de y por 32 ocorre porque a Name Table do NES tem uma largura de 32 tiles. Ao deslocar verticalmente por uma unidade, estamos, na verdade, deslocando 32 posições horizontalmente. A soma com x ajusta o deslocamento horizontal.

O resultado é então convertido de volta para um formato hexadecimal.

Conversão de hexadecimal para as coordenadas

Quando fornecido um endereço hexadecimal, a ferramenta faz o processo inverso. O cálculo é feito subtraindo o endereço hexadecimal fornecido da base predefinida para determinar o “número de passos” (quantidade de tiles) desde o início da Name Table.

Utilizando operações de divisão inteira e módulo, o programa determina as coordenadas cartesianas:

x = passos % 32
y = passos // 32

O primeiro cálculo serve para retornar o resto da divisão de “passos” por 32, fornecendo a posição x horizontal. A divisão inteira (//) retorna o quociente inteiro, que nos dá a posição y vertical.

Download

Faça o download da ferramenta pelos links abaixo:


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