O NES Tile Extractor é uma ferramenta para extrair gráficos de jogos do NES/Famicom (ou para qualquer sistema que use gráficos 2bpp) e gerar arquivos binários avulsos com eles.

Isto permite que você edite gráficos de forma isolada da ROM, em editores como TileMolester. Depois, pode inseri-la na ROM através de um assembler.

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O uso é bem intuitivo. Carregue a ROM, escolha o nome e local do arquivo de saída, coloque o offset do primeiro tile e especifique a quantidade de tiles que deseja extrair a partir dele.

Exemplo

Por exemplo, abaixo temos uma ROM aberta no TileMolester.

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Repare que nesta região da ROM, estão os gráficos da fonte em japonês. Com o NES Tile Extractor, podemos gerar um arquivo contendo apenas estes tiles isolados, para trabalhar neles e depois reinseri-los na ROM.

Ao extrair estes tiles, geramos um arquivo de nome fontset_jp.chr. Agora, podemos abri-lo no TileMolester:

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Dessa forma, fica muito mais fácil trabalhar, eliminando o risco de acidentalmente danificar a ROM ao alterar regiões indesejadas.

Após concluir a edição neste arquivo, salvei-o com o nome de fontset_br.chr, conforme a imagem abaixo:

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Agora, basta inseri-lo na ROM utilizando um assembler. Neste caso, com o assembler BASS, inseri o comando abaixo no projeto:

origin 0x2a810
insert "fontset_br.chr"

O primeiro comando (origin) define o offset em que o gráfico será inserido. O segundo comando insere o arquivo propriamente dito.

É importante salientar que o arquivo gerado deve ser aberto em editores de tiles, como o TileMolester, Tile Layer, NES CHR, entre outros.

Download

Faça o download da ferramenta pelos links abaixo:


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