Tenho reparado que muita gente que avança no mundo do rom hacking e consegue desenvolver seus projetos de tradução de jogos acaba em algum momento se esbarrando com os dados comprimidos.

Muitos acabam nem tentando ultrapassar esse limite. Tudo bem, existem alternativas e existem pessoas especializadas que podem ajudar (e várias vezes, eu acabo sendo uma delas hehehe).

Aproveitando o gancho do assunto, eu acabei escrevendo um tutorial elementar e básico trazendo conceitos iniciais que eu julgo importantes para quem quer transpor essa barreira técnica do rom hacking e, por que não, da própria engenharia de softwares.

Em um passado não tão remoto, na época dos 8 e 16-bits, o espaço era limitado e grandes mentes humanas foram simplesmente geniais em encontrar alternativas para colocar mais dados onde aparentemente não cabiam.

Inclusive, muita gente não sabe, mas o próprio Satoru Iwata, reconhecido como o grande presidente da Nintendo que trouxe uma grande reviravolta positiva para a empresa, tem na verdade como background uma grande especialização e genialidade na parte de compressão de dados.

Depois pesquise sobre a história dele botando a mão na massa para resolver umas coisinhas no Pokémon Gold e Silver…

Satoru Iwata

Com o crescimento da capacidade de armazenamento e também de processamento, muito dessa arte se perdeu. Claro que hoje ainda se utiliza compressão, mas é tudo mais padronizado e não existe aquela gana por buscar fazer o impossível.

Talvez o que mais chegou próximo recentemente disso foi o Switch, devido ao seu longo período de vida comparado com o que temos nos consoles mais modernos. Realmente existem jogos que tiraram leite de pedra nesse console, porém ele é a exceção em algo que era regra no passado.

Às vezes eu chego até a pensar, mesmo que isso seja completamente utópico, que o desenvolvimento tecnológico poderia ser congelado por um tempo para que fôssemos capazes de extrair muito mais em cima daquilo que já existe.

E sim, isso é possível. Hoje praticamente todos os hardwares são subutilizados e memória é altamente desperdiçada devido à sua suposta abundância.

Bom, se você quiser dar os primeiros passos no mundo da compressão de dados, convido a ler o nosso novo tutorial.