Sabemos que, durante anos, quiçá décadas, correu o boato de que seria possível jogar com Luigi em Super Mario 64. Este boato era inclusive alimentado pela suposta mensagem escrita em uma fonte: “L is real”.

Luigi em Super Mario 64 - Imagem 1

Os anos se passaram, e foi realmente confirmado que havia planos para incluir Luigi no jogo. O jogo foi inicialmente pensado para ter um modo multijogador, no qual um jogador controlaria Mario e outro, Luigi. Aparentemente, o projeto foi descartado por questões de espaço no jogo.

Com o grande vazamento da Nintendo, ocorrido em 2020, isso foi devidamente confirmado. Uma vez que vazou o código-fonte do Super Mario 64, dentro dele foram encontrados modelos e arquivos relacionados a Luigi. Foi possível criar uma ROM hack utilizando esses modelos e, assim, jogar com Luigi.

Luigi em Super Mario 64 - Imagem 2

Essa história parecia ter acabado, até que agora surgiu mais uma novidade…

Apareceu no YouTube a gravação de um programa de TV que mostra trechos da Famicom Space World 95, um antigo evento da Nintendo de apresentação de novos títulos e novidades. Em 1995, o Nintendo 64 estava prestes a ser lançado e já era possível experimentá-lo nesse evento.

Por pouquíssimos segundos, é possível ver, em uma das TVs, Super Mario 64 em execução… mas o personagem usado é Luigi!

Luigi em Super Mario 64 - Imagem 3

É incrível alguém ter notado isso no vídeo. Mais incrível ainda é saber que muitas pessoas viram isso ao vivo e que talvez tenha se perdido totalmente no tempo. Será que existem mais gravações disso?

Você pode ver o vídeo a seguir. A gameplay com o Luigi aparece aos 13:21 na TV da direita.. O vídeo não está com autorização para ser incorporado, então é preciso acessar diretamente no YouTube. O link é este aqui.

De qualquer forma, é a primeira vez que vemos de fato Luigi em Super Mario 64 em algo 100% oficial da Nintendo, claro, sem considerar o relançamento do jogo para Nintendo DS.

De fato, houve um desenvolvimento do jogo com Luigi. Até que ponto estaria pronto? A imagem que estava sendo exibida nessa TV era certamente uma gravação, e não algo rodando do console real. Isso porque podemos ver que a imagem fica alternando entre diferentes jogos.

É surpreendente como até hoje isso gera histórias para contar e pensar que deve existir muita coisa por aí, guardada nos baús de alguém, e que certamente continuarão aparecendo nos próximos anos.